terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O significado de ter voz e os mensageiros do amanhã

O que significa ter voz? Essa é uma pergunta que eu já muito me fiz. 
Serve para comunicar algo, passar informação. 
Serve, mais que tudo, para fazer alguma diferença e, as vezes, até o silencio pode ser voz. 

Quando houve a anunciação do nascimento de João Batista feito pelo anjo Gabriel, filho de Isabel e Zacarias, o pai não acreditou no anjo. "Como vou saber se isso é verdade? Sou velho e minha mulher tem idade avançada", pois o anjo respondeu "Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença Dele. Ele me mandou trazer esta boa notícia para você. Eis que você vai ficar mudo e não poderá falar até o dia em que estas coisas (o nascimento da criança) acontecerem, por que você não acreditou nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.". O silencio de Zacarias, que saiu mudo do santuário, foi a voz com que o anjo lhe passou a mensagem de homem de pouca fé. Com o nascimento da criança, Zacarias voltou a falar, pois agora tinha, de fato, um propósito para sua voz. E João Batista, seu filho, tinha voz por nascença pois profetizou a volta do messias - possuia uma mensagem. Tanto o silencio como a palavra mandaram uma mensagem. 
Sentimentos mandam uma mensagem também. A história contada acima foi escrita na terceira parte do Evangelho, por Lucas. Ele também teve seu tempo de revolta e, segundo muitos dos livros sobre a vida dele, ele também passou por um tempo de revolta contra Deus. E não era de falar, sempre taciturno. A voz trancada revelava a falta do dom da palavra. É difícil ter voz quando o que está por traz não é puro, e é baseado em ódio e rancor, como o silêncio de Lucas o era. Junto com a aceitação de que Deus era Amor, veio a voz. E os milagres foram feitos, acrescentando ainda mais aos seus dons curativos e a sua erudição - pois Lucas, para quem não sabe, foi médico e filósofo. Seus sentimentos ruins levaram a uma cascata de acontecimentos, que culminaram na sua voz. 
Aqui eu recitei passagens bíblicas e personagens bíblicos, porém eu mesma já não tive voz. 
Por muito tempo eu não tive voz e, mesmo desejando tê-la, não possuía muitas palavras. Falava sem dizer. E se era assim, então era melhor o silencio e em silencio eu ficava. Em ambos os casos que citei, e bem como o meu caso, não ter voz veio de um espaço de descrença, desespero, ou ódio. E tampouco meu silencio passava uma mensagem, além da minha resignação com minhas tristezas e tragédias, 
Não é fácil aceitar que não se tem voz, e pior ainda é aceitar os motivos, compreendê-los e curar-se. A maioria das pessoas não possuem voz e sequer percebem. A perda da voz se expressa por alienação, por conformismo sem razão, preguiça, falta de objetivo na vida, falta de gana. Vem sempre de um espaço de falta, nunca de abundancia - da falta de segurança, da falta de fé ou da falta de amor, da falta de assunto.  A voz vem de um espaço de abundancia! Todos que possuem voz estão cheios de algo que querem falar, é como um éter que preenche. Tudo fala - seus sentimentos, seus atos, suas palavras, seu silencio. E mesmo em um espaço de "falta" queremos gritar ao mundo e não sabemos por onde começar. 
Um bom caminho é procurar o que te faz inteiro, e isso só se acha dentro de si. Tudo bem não ter voz agora, isso faz parte do aprendizado para se ter uma voz então, não se culpe por não saber o que falar. Não se culpe por ser alienado, mas assuma as responsabilidade de seus atos, levante-se e siga adiante,
Seguir adiante com um objetivo, uma missão, te faz mensageiro de algo. 
Tua resignação hoje fomenta uma revolução amanhã e elas são inevitáveis, pois o espírito procura a mudança, pois mudança é movimento. 
Por isso eu digo - tenha muita fé em si. Levante-se e deixe que se crie uma revolução em si, e este será o tear que tecerá sua mensagem amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário