sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pálido Ponto Azul – por Carl Sagan


"Olhe novamente para aquele ponto. Aquilo é aqui. Aquilo é a nossa casa. Aquilo somos nós. Ali, todos que você ama, todo mundo que você conhece, todo mundo que você já ouviu falar, todo ser humano que já existiu , viveram suas vidas. O agregado da nossa alegria e sofrimento, milhares de confiantes religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, todos os heróis e covardes, todos os criadores e destruidores de civilizações, todos os reis e camponeses, todos os jovens casais apaixonados, todas as mães e pais , crianças esperançosas, inventores e exploradores, cada professor de moral, cada político corrupto, cada "superstar ", cada " líder supremo ", cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali - em um grão de poeira suspenso num raio de sol.

A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pensem nas crueldades infinitas cometidas pelos habitantes de um canto desse pixel contra os habitantes mal distinguíveis de algum outro canto, o quão frequente são seus desentendimentos, como anseiam em matar uns aos outros, quão fervorosos os seus ódios. Pense nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, em glória e triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração de um ponto.

Nossas atitudes, nossa imaginada “auto-importância”, a desilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, são desafiadas por este pálido ponto de luz. Nosso planeta é um adorável ponto solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, em toda essa imensidão, não há nenhum indício de que a ajuda virá de outro lugar para nos salvar de nós mesmos.

A Terra é o único mundo conhecido até agora capaz de abrigar vida. Não há outro lugar, pelo menos em um futuro próximo, para onde nossa espécie possa migrar. Visitar, sim. Estabelecer, ainda não. Gostando ou não, no momento a Terra é o lugar onde nós desenrolamos o nosso viver.

Tem-se dito que a astronomia é uma experiência de humildade e de construção de caráter. Talvez não exista melhor demonstração da tolice das vaidades humanas do que esta distante imagem de nosso minúsculo mundo. Para mim, ela sublinha a responsabilidade de tratarmos melhor uns aos outros, e de preservar e valorizar o pálido ponto azul, o único lar que eu já conheci. "


blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário